BULLYNG NO CONTEXTO ESCOLAR

Data

2020-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA

Resumo

O fenômeno do bullying destaca-se cada vez mais dentro das instituições escolares, sejam elas particulares ou públicas, e torna-se um importante acontecimento a ser pesquisado. Assim, o objetivo do presente trabalho foi identificar o bullying a partir de suas características e consequências para que os docentes tenham conhecimento e combatam essa prática no ambiente escolar. O bullying, fenômeno caracterizado por um conjunto de comportamentos agressivos e repetitivos entre sujeitos, podendo praticado pelos professores a partir de suas práticas pedagógicas, apresenta consequências graves para todos os envolvidos nessa prática no ambiente escolar. Os alunos se veem cada vez mais envolvidos com essas práticas sendo influenciados por inúmeros fatores externos como a violência social e pela falta de políticas públicas educacionais efetivas. O tratamento metodológico valorizou tanto a pesquisa qualitativa e bibliográfica como a documental, destacando as contribuições teóricas e práticas sobre a temática investigada e dos documentos institucionais e oficiais. Concluímos que o fenômeno bullying merece destaque nas discussões educacionais diante das consequências que o mesmo pode causar para os alunos envolvidos. Percebemos também que as políticas públicas são recentes quanto à temática do bullying e que os professores necessitam de uma formação adequada para identificar e agir de forma efetiva. Além disso, o trabalho também foi relevante para ressaltar a importância da educação no combate à violência e formação de cidadãos.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava . Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de licenciado em Pedagogia.

Palavras-chave

Bullying, Cyberbullying, Violência na escola, Professores

Citação

FFCL

Coleções