ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS ORALIZADOS: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Data
2021-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA
Resumo
Ao longo da história da humanidade, observa-se que a sociedade, de maneira geral, tem demonstrado que nem sempre aceita o que é diferente e fora dos padrões considerados normais e a escola reproduz essa visão excludente. No entanto, atualmente existe um movimento global que busca promover a inclusão de todos na sociedade e a preservação dos direitos individuais, inclusive o direito à educação de qualidade. O surdo, a princípio, não apresenta dificuldades de aprendizagem e/ou desenvolvimento, mas quando não aprende uma linguagem pode apresentar atrasos devido à falta de comunicação. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivos compreender os conceitos de inclusão e refletir sobre a forma como esse processo está acontecendo em relação à escolarização do aluno surdo oralizado. Para atingir esses objetivos foi efetivada uma pesquisa de cunho bibliográfico, e posteriormente, uma pesquisa de campo, através de entrevista com uma professora que tem uma aluna surda oralizada. Durante a pesquisa foi possível compreender que a alfabetização e escolarização do surdo em escola comum é possível, no entanto, depende de apoio e ações da família no sentido de procurar assistência para a criança desde o diagnóstico, bem como de adequação no currículo para desenvolver estratégias adequadas.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade DE Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.
Palavras-chave
Surdez, Inclusão, LIBRAS, Legislação, Escola
Citação
FFCL