DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE - TDAH

Data

2021-12

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Editor

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA

Resumo

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) tem sido objeto de estudo de profissionais da área médica e educacional desde a década de 1980. As crianças com TDAH têm dificuldade de aprendizagem devido aos desvios de comportamento, no entanto, sem um diagnóstico adequado podem ser rotuladas como incapazes de se concentrarem, sem limites ou ainda, pessoas mal-educadas. Durante a escolarização, os alunos com comportamentos de desatenção e inquietos representam um grande desafio, pois, o sistema educacional não considera as diferenças individuais para oferecer ao aluno atendimento específico e adequado para que possam desenvolver suas potencialidades. A presente pesquisa tem como objetivo compreender o TDAH, suas implicações no processo educativo e possíveis práticas de intervenção no cotidiano escolar que viabilizem uma prática inclusive para os alunos com TDAH. Para alcançar tais objetivos foram realizados levantamento e leituras bibliográficas pertinentes ao assunto e posteriormente, foi entrevistada uma professora que trabalha com um aluno portador do TDAH, as informações coletadas foram utilizadas para embasar a produção do texto acadêmico. Como resultado da pesquisa foi possível compreender que o TDAH é controlável, apesar de exigir a assistência de profissionais de saúde em parceria com a família e com a escola para ser eficiente.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

Palavras-chave

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Inclusão escolar., Práticas escolares

Citação

FFCL

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