FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA ESCOLA ANTIRRACISTA

Data

2021-12

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Editor

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA

Resumo

Este estudo objetivou questionar e refletir sobre os caminhos que devem ser percorridos para a construção de uma escola antirracista. Buscou tratarde pontos relevantes, tanto no que se refere àformação dos docentes, quanto ao currículo educacional que deve abordar temas como práticas racistas, discriminação racial, igualdade social a serem inseridos dentro do ambiente escolar. Traz a importância de introduzir a lei 10.639/03 nos currículos, que é um grande marco para a população negra e afro-brasileira visto que parte do princípio que deve se trabalhar as pluralidade cultural e a diversidade dentro do ambiente escolar. A justificativa para a realização desse trabalho se dá pela importância da valorização do negro na sociedade, o papel que a instituição carrega nesse contexto, de formar cidadãos que entenda há história do afro-brasileiro no Brasil. Essa monografia foi respaldada por uma pesquisa qualitativa, voltada primeiramente para uma pesquisa bibliográfica, buscando referencias que enriqueceram e embasaram a temática do trabalho. Foi também realizada uma pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário com professores (as) negros (as) que atuam na educação básica, buscando analisar as perspectivas de vivências e experiências desses professores no que se refere à temática do racismo. Desse modo, os participantes apresentarampontos importantes que suscitaram importantes reflexões, como por exemplo, práticas racistas no ambiente do ensino escolar tanto no ensino básico, como na formação superior; como os currículos universitários estão carentes de abordagens relacionadas a temas que necessitam de análises aprofundadas, como a as práticas racistas, a desigualdade social, entre outros tópicos relacionados aos direitos humanos, que deviam ser incluídos de uma forma ampla nas formações superiores, principalmente em cursos de formação de professores que deviampromover discussões de forma ampla e continuada, bem como na educação básica, em tais estudos e reflexões deviam ser uma constante, pois são fundamentais à formação do cidadão. Sendo assim, o trabalho realizado discorre sobre pontos importantes voltados á educação e a formação professores, discorrendo sobre a percepção da diversidade epartindo de uma educação onde se considere a diversidade, a pluralidade de culturas, traçando caminhos para a construção de uma escola antirracista.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título graduada em pedagogia.

Palavras-chave

Racismo, Preconceito, Formação de professores, Escola antirracista.

Citação

FFCL

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