TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA NO LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS
Data
2021-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA
Resumo
O letramento digital permite ao indivíduo usar a escrita socialmente, compreender e interpretar os mais diversos tipos de textos. Nesse contexto, o trabalho fez uma análise a partir de fontes secundárias levantadas nas bases eletrônicas Google Acadêmico e Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e demais documentos que fundamentam o tema em questão. O objetivo do trabalho foi propor discussões sobre como as escolas incluem o letramento digital em seus métodos de ensino. Como objetivos específicos, apresentou-se reflexões sobre o papel da escola na construção da identidade autônoma do discente, o papel da escola perante o letramento digital e ainda, como se dá o ensino de ciências sob a perspectiva do letramento científico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada em artigos científicos, teses, dissertações e livros, de acordo com autores que discutem sobre a sociedade da informação e comunicação no Brasil. O trabalho está dividido em três capítulos que abordam os métodos de ensino escolares e o letramento digital na construção da identidade autônoma do discente, possibilidades e desafios perante o letramento científico e o último, utiliza a pesquisa de campo, analisando uma escola pública e uma escola particular, trazendo reflexões sobre o letramento científico nas aulas de ciências.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.
Palavras-chave
Letramento digital, Identidade autônoma, Letramento científico
Citação
FFCL