FAMÍLIA & CRECHE: RELAÇÃO E IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
Data
2018-12
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Editor
Fundação Educacional de Ituverava
Resumo
Com a crescente participação da mulher no mercado de trabalho tem sido intensificada a entrada de crianças pequenas em instituições educativas, como as creches e pré-escolas. Desta forma, a socialização e a educação das crianças que aconteciam restritamente ao âmbito familiar começam a ser compartilhadas com as instituições de educação infantil trazendo a necessidade de uma relação de proximidade entre as famílias e instituições. Porém, várias são as dificuldades que rodeiam está relação, tornando a mesma complexa e, às vezes não efetiva. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação família e creche visando identificar as implicações desta relação na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. A pesquisa foi realizada com 13 famílias e 03 professores responsáveis pelas crianças atendidas em uma creche municipal da cidade de Guará/SP. Para coleta de dados utilizou-se a aplicação de questionários visando identificar a visão das famílias e dos professores. Quanto os resultados obtidos com a pesquisa foi constatado que a relação família e creche acontece em momentos pontuais da rotina da creche, como reuniões, datas comemorativas e nos horários de entrada e saída das crianças na creche. Contudo esta participação dos pais e/ou responsáveis ainda é bastante passiva, uma vez que há pouco envolvimento da família no processo educacional das crianças no espaço da creche. Desta forma, torna-se fundamental intensificar esta relação para uma relação efetiva entre família e creche na educação das crianças.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.
Palavras-chave
Família, Creche, Relação, Criança, Desenvolvimento