EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: A COLETA SELETIVA NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Data

2017-12

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Editor

Fundação Educacional de Ituverava

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa de campo que visou discutir a educação ambiental e, especialmente, a conscientização a respeito dos problemas que o meio ambiente enfrenta, as práticas pedagógicas que envolvem o tema e como trabalhar com a questão da reciclagem no ensino fundamental. Muitos são os pensadores e pesquisadores que se dedicaram às práticas pedagógicas envolvendo a conscientização ambiental, este trabalho utilizará como suporte teórico, principalmente, as considerações acerca do tema de Alexandre de Gusmão Pedrini, Genebaldo Freire Dias, além de outros autores. Além disso, esta pesquisa valeu-se do método qualitativo de análise dos dados, que foram levantados a partir da aplicação de 1 questionário em formato de entrevista para cinco professores do ensino fundamental da cidade de Delta/MG. Por fim, destaca-se a necessidade de trabalhar a educação ambiental enquanto prática integrada ao cotidiano escolar, visto que a partir dos dados aqui analisados, foi possível identificar que a educação ambiental está, de fato, nas escolas, porém, em eventos esporádicos distribuídos ao longo do ano escolar e que não tratam da prática de conscientização em si, através de ações efetivas, ficando, portanto, somente no âmbito teórico.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.

Palavras-chave

Educação ambiental., Práticas pedagógicas, Coleta seletiva, Ensino fundamental

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