A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Data
2017-12
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Editor
Fundação Educacional de Ituverava
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivos principais discutir a
importância da afetividade na educação infantil, verificar se os professores
conhecem as teorias do afeto e se utilizam nas suas metodologias de ensino, com
seus alunos. Para isso, foram feitas entrevistas com professoras de algumas
creches da cidade de Igarapava, estado de São Paulo e, a partir dessas entrevistas,
realizou-se uma análise qualitativa dos dados. Esta pesquisa coloca em foco uma
questão muito discutida no âmbito da pedagogia: qual a relação que se estabelece
entre o educador e a criança e como a afetividade influencia o modo como essa
relação acontece? Além disso, qual seria o papel dos pais nesse cenário e como os
laços entre a criança, a escola e a família vão ajudar no desenvolvimento infantil?
Sabe-se que as crianças são essencialmente sensíveis e que o modo como elas
interagem com o mundo a sua volta é determinante para o seu processo de
desenvolvimento. Sendo assim, ter um bom relacionamento entre professor e aluno,
com afeto, atenção, respeito e compreensão é o primeiro passo para o exercício da
função de professor da educação infantil. É importante que os educadores
promovam atividades que proporcionem a integração de seus alunos com a
sociedade e com o ambiente escolar, situações em que eles possam se expressar e
que se sintam importantes. Além disso, a família é o primeiro lugar onde os alunos
devem encontrar afeto e aprender valores sociais e educativos, pois a escola é uma
complementação dessa educação, assim, escola, família e sociedade devem estar
em diálogo constante para que as crianças tenham um desenvolvimento pleno e
completo.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), da Fundação
Educacional de Ituverava como requisito para obtenção do grau de Pedagogia.
Palavras-chave
Afetividade, Práticas pedagógicas, Educação infantil, Escola e família