O USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA MATEMÁTICA

Data

2017-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fundação Educacional de Ituverava

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar e abordar a questão da utilização de jogos e atividades lúdicas no desenvolvimento de noções matemáticas na educação básica inicial, fundamentando-se em teorias que apontam que a imaginação e a criatividade de docentes motivados e bem capacitados são essenciais para que a escola possa oferecer práticas pedagógicas que despertem o interesse dos alunos, por meio de jogos no como recurso, para que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa no ambiente escolar. Com isso, o aluno pode desenvolver habilidades e posturas essenciais para o aprendizado como atitude proativa, confiança, planejamento, concentração, capacidade de enfrentar desafios, iniciativa e autocontrole. Utilizou-se para este fim pesquisa bibliográfica para fundamentação dos argumentos, constatando-se que a utilização do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da matemática, é uma metodologia de ensino válida e que torna as aulas mais dinâmicas e diferenciadas, conseguindo excelentes resultados quando sua utilização é bem planejada e utilizada como recurso em sala de aula e não como regra, proporcionando assim a melhora no desempenho dos alunos.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Matemática.

Palavras-chave

Lúdico, Matemática, Aprendizagem, Criatividade, Metodologia de Ensino

Citação

Coleções