A RELAÇÃO DA AUTORIA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Data
2012-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho irá investigar a assunção da autoria nas produções escritas escolares a partir da análise de textos produzidos por alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental de nove anos. A pesquisa irá identificar, sucintamente, os pontos fundamentais dos pressupostos da autoria, considerando para isso a teoria da Análise do Discurso de linha francesa, relacionando-a com as teorias do letramento. Esta sondagem irá propor um novo olhar para as concepções de leitura e escrita, privilegiando o discurso, ou seja, a linguagem em funcionamento, influenciada pelas práticas sociais desses dois conceitos, observando o processo de formação dos sentidos. Sendo assim, a pretensão deste trabalho é demonstrar que o sujeito-autor assume o seu dizer nas produções escritas e orais, tecendo um discurso polissêmico de acordo com o meio ao qual está inserido.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Licenciatura Plena em Letras, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Fundação Educacional de Ituverava.
Palavras-chave
Alfabetização, Letramento, Autoria