COMPARAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL A RESPEITO DAS DOENÇAS GENÉTICAS

Data

2013-12

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Editor

Fundação Educacional de Ituverava

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi analisar a comparação do conhecimento de alunos do ensino médio e fundamental sobre doenças genéticas. Para isso foi desenvolvido um levantamento tipo Survey, cujos dados foram coletados através de um questionário com questões relacionadas ao conhecimento sobre doenças genéticas. Este questionário foi distribuído a um grupo de cem voluntários, metade deles estudantes do ensino médio e metade estudantes do ensino fundamental. Os quesitos analisados foram se os estudantes sabem o que é uma doença genética, que citassem uma doença genética, se eles têm ou conhece alguém que tenha uma doença genética, se eles acham que as doenças genéticas têm cura, se sabem o que é terapia gênica e em que fase da vida os sintomas de uma doença genética aparecem. O conhecimento a respeito de doenças genéticas dos alunos do ensino médio são maiores em relação aos alunos do ensino fundamental, o que é esperado, pois os alunos do nível médio já possuem a genética em sua grade curricular. Inclusive os alunos de ensino médio mostraram conhecimento de doenças genéticas raras, mas que são abordadas em livros de genética.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título em habilitação plena em Ciências Biológicas.

Palavras-chave

doenças monogênicas, doenças cromossômicas, doenças multigênicas

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