O RACISMO E SUAS REPERCUSSÕES NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
Data
2012-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O mundo se depara atualmente com graves problemas econômicos e sociais, num momento em que governos de diferentes países discutem a necessidade de medidas e práticas de inclusão. Nesse sentido, o Brasil apresenta uma forte carência de conhecimento para tratar desse aspecto. Nessa perspectiva, o presente estudo trata das repercussões do racismo na instituição escolar, no sentido de identificar a falta do trabalho bem sucedido do professor, que deve expor de maneira eficaz e sensível a questão da diversidade e do preconceito racial. Este trabalho buscou apresentar o sentido de racismo e como é visto por indivíduos da sociedade, que, de maneira geral, não se identificam como pessoas racistas e até mesmo acreditam que na sociedade democrática em que vivemos não exista o racismo. Foram realizados questionários com professores, e, posteriormente, uma análise das respostas e identificação se há conhecimento suficiente por parte dos professores e se estes estão preparados para trabalhar com os alunos o tema racismo, diante de uma emergência de conscientização que deve ser tomada no maior palco de desigualdades e diversidade, que é a instituição escolar. Ficou evidente a necessidade de melhor preparo dos profissionais de educação e de promoção de temas relacionados ao racismo e à cultura negra nas escolas. Implicações deste trabalho podem contribuir na luta contra o racismo e por uma sociedade mais igualitária.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso, apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras para obtenção do Título de Licenciatura Plena em Pedagogia.
Palavras-chave
Racismo, Preconceito racial, Instituição escolar, Diversidade