FRACASSO ESCOLAR: QUEM SÃO OS CULPADOS?

Data

2012-12

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Resumo

Esse trabalho tem como objetivo identificar os fatores responsáveis pelo fracasso escolar e analisar as perspectivas de professores, pais e alunos diante desta temática. A metodologia norteadora desta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa de cunho investigativo e interpretativo. Buscou-se um referencial teórico sobre o assunto baseando-se entre outros, nos autores Nadia Bossa (2002), Perrenoud (2000) e Maria Helena Souza Patto (2000). Realizou-se também, trabalho de campo com uma turma de 6ª série do ensino fundamental de uma escola pertencente ao município de Ituverava, no qual foram utilizados questionários, entrevistas e diálogos com alunos, professores e pais. A análise e interpretação dos dados mostraram que a culpa pelo fracasso escolar não é somente dos alunos e dos pais. Muitos são os fatores responsáveis por tal fracasso, como: as políticas educacionais que não privilegiam o saber, as condições físicas inadequadas da escola, assim como a falta de capacitação dos profissionais que nela atuam, e as precárias condições que vivem muitas pessoas em nosso país, o que compromete as condições físicas e psicológicas da criança. Cada caso é um caso e demanda pesquisa, estudos e tomada de decisões.

Descrição

Trabalho de Conclusão apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras para obtenção de titulo de Licenciatura em Pedagogia.

Palavras-chave

Fracasso escolar, Evasão escolar, Avaliação, Educação

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