APTIDÃO CLIMÁTICA PARA O CULTIVO DE ATEMOIA (Annona squamosa L. X Annona cherimoia Mill) PARA O MUNICÍPIO DE ITUVERAVA - SP
Data
2017-07
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Fundação Educacional de Ituverava
Resumo
A Atemoia é uma das espécies da família Annonaceae que tem recebido maior atenção por parte dos consumidores e dos produtores, por ter grandes possibilidades de retorno econômico, e ter despontado como alta importância comercial. Esse trabalho foi realizado com objetivo de efetuar uma análise do clima no município de Ituverava – SP, em relação as necessidades da cultura da Atemoia. Com base nessa análise conclui-se que a região é apta para o cultivo da Atemoia. Considerando-se os dados climáticos e o balanço hídrico do município/região de Ituverava que apresenta: temperatura média anual de 23°C; temperatura máxima média durante o possível período de florescimento (dezembro a fevereiro) de 28,9° C; temperatura mínima média durante o possível período de maturação de frutos (100 a 120 dias após florescimento) de 15,3°C; precipitação média anual de 1426 mm; deficiência hídrica de 131 mm; e os índices de aridez, umidade e hídrico calculados pelas equações 1, 2 e 3, igual a 11,0; 19,5 e 30,5; respectivamente, podendo-se verificar aptidão climática excelente para o cultivo de Atemoia, para município de Ituverava – SP.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso, apresentado à Faculdade Dr. Francisco Maeda. Fundação Educacional de Ituverava, para a obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
Palavras-chave
Agrometeorologia, Fruticultura, Aptidão Climática