A ATUAÇÃO DO PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Data

2017-06

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Editor

Fundação Educacional de Ituverava

Resumo

O objetivo desse trabalho foi de analisar e compreender a atuação dos professores coordenadores pedagógicos e suas intervenções no âmbito da escola e da sala de aula. Para sua elaboração foi utilizado como metodologia uma revisão de literatura em monografias, livros, artigos, dissertações e sites e para complementar o estudo teórico foi desenvolvido um trabalho de campo, com entrevistas cuja análise contribuiu para elucidar os objetivos propostos. Na fundamentação teórica, discorreu-se sobre a contextualização histórica com discussão do surgimento e evolução da função coordenadora nas escolas, analisou-se a formação necessária a esse educador, discorreu-se sobre as funções desse profissional, analisou-se o horário de trabalho pedagógico coletivo e o papel do coordenador nessas reuniões e sugeriu-se práticas que pudessem contribuir para a melhoria das aprendizagens docentes e discentes. Conclui-se que este profissional deve acompanhar e avaliar o ensino e o processo de aprendizagem, observando sempre os resultados do desempenho dos alunos, investir nas ações coletivas, assumir o trabalho de formação continuada, conhecer e utilizar os referenciais teóricos ligados ao ensino e organizar e contribuir com situações de ensino e aprendizagem orientando para práticas inovadoras nas escolas e nas salas de aula.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.

Palavras-chave

Coordenador, Função, Aprendizagem, Intervenção, Formação

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