RELAÇÕES PROFESSOR E ALUNO: IMPLICAÇÕES AFETIVAS NA PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA
Data
2017-06
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Fundação Educacional de Ituverava
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da afetividade na relação entre professor e aluno e seus benefícios trazidos especialmente na sala de aula em sua aprendizagem. Foram analisadas através da pesquisa bibliográfica as características desenvolvidas pelos jovens durante a adolescência, tanto físicas como psicológicas e seus principais dilemas a serem enfrentados; a importância da família na construção de uma base educativa e na aquisição de valores que são essenciais na vida da criança e do adolescente. Foram apontados alguns métodos dos quais o professor deve seguir para abordar seus alunos de maneira acolhedora deixando também um espaço para reflexão e aprendizagem, mostrando assim a relevância da afetividade na relação professor e aluno. Muitos são os desafios a serem seguidos no ambiente escolar, porém há muito o que ser feito pela educação e desenvolvimento dos jovens. A afetividade é a base de todas as relações emocionais do ser humano, e quando é bem cultivada traz boas influências não apenas na aprendizagem como também na formação crítica do indivíduo.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Fundação Educacional de Ituverava paraobtenção de título de Licenciatura em Letras.
Palavras-chave
Afetvidade, Adolescência, Aprendizagem, Família, Escola