PEDAGOGIA HOSPITALAR: UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO
Data
2017-06
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo pesquisar sobre a importância e as contribuições da Pedagogia Hospitalar para a educação de crianças e adolescentes no ambiente hospitalar e investigar as perspectivas das pedagogas em relação às classes hospitalares A Pedagogia Hospitalar é um tipo de ensino informal, que ocorre em ambiente hospitalar e busca proporcionar legalmente ao educando hospitalizado, a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos, visando a sua reintegração junto ao ambiente escolar e a sociedade Para esclarecer os aspectos que esta nova modalidade de ensino traz, foi realizado um levantamento bibliográfico embasado pelas ideias de alguns autores que são referências neste campo, como: Ortiz (2000), Fonseca (2003), Matos e Mugiatti (2008), Barros (2007), Esteves (2008) e outros. A pesquisa de campo foi realizada por meio de um questionário com questões abertas dirigidas a três pedagogas da classe hospitalar e um outro questionário, também com questões abertas foi entregue para a assistente social. O referencial teórico e a análise e interpretação dos dados mostram a relevante contribuição da Pedagogia Hospitalar e do pedagogo no contexto hospitalar e como são importantes e necessárias na vida do educando hospitalizado, e que o pedagogo hospitalar possui um papel transformador neste contexto, que, além de, proporcionar o progresso do ensino para estes alunos/pacientes, eleva a autoestima e os motiva a prosseguir mesmo diante as dificuldades encontradas durante sua hospitalização.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para aprovação no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.
Palavras-chave
Pedgogia Hospitalar, Humanização, Educação