A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR
Data
2017-06
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Fundação Educacional de Ituverava
Resumo
O presente trabalho traz uma reflexão quanto ao ensino da Literatura, sobretudo em sala de aula, e quanto à maneira como ela é trabalhada. Diante do tema: A importância da Literatura no Ensino Médio para a formação do aluno leitor tem-se como objetivo pesquisar algumas possibilidades com o ensino de literatura no Ensino Médio, conforme é proposto no caderno do aluno, que é o material recebido da Secretaria da Educação, pelas escolas do Estado de São Paulo, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, dando relevância ao tema para a educação escolar e para formar o leitor de Literatura, preparando-o em sua formação intelectual e social. A escolha do tema justifica-se pela importância da leitura literária na formação de cidadãos, capazes de ler e compreender o texto literário, despertando gosto pela leitura, não apenas na sala de aula, mas também em sua rotina cotidiana, visando à formação do jovem leitor, o papel do professor e também da escola. A metodologia abordada foi a pesquisa bibliográfica e documental, tendo como base textos, artigos, livros, que apresentam a visão crítica de alguns autores. Os resultados obtidos com o estudo demonstraram que a Literatura, como Disciplina no Ensino Médio, também exerce um papel importante na formação humana, e que tem papel fundamental no desenvolvimento da competência leitora do educando, levando a perceber o caráter histórico, cultural, humanizado e social da Literatura. Porém, percebe-se que a Literatura não tem sido bem aproveitada, já que as grandes obras consideradas canônicas vêm sendo trabalhadas de maneira fragmentada, o que faz com que o aluno não se sinta estimulado à prática da leitura. Diante dessa constatação, o estudo presente vem propor uma reflexão ao ensino da disciplina de Literatura no Ensino médio.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Licenciatura Plena em Letras. Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava.
Palavras-chave
Leitura literária, Ensino Médio, Formação do leitor