JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A SUA IMPORTÂNCIA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
Data
2016-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Fundação Educacional de Ituverava
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo compreender a importância dos jogos enquanto opção metodológica no processo de aquisição do conhecimento, verificando as perspectivas dos professores em relação ao uso de jogos como recurso pedagógico. Este trabalho de conclusão de curso é de abordagem qualitativa amparada por uma pesquisa bibliográfica embasada pelas ideias de alguns autores que são referências neste campo, como: Kishimoto (2008), Piaget (1975), Vygotysk (2008), Wallon (1968) e outros. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário com questões abertas dirigido a quatro professoras da educação infantil. O referencial teórico, a análise e a interpretação dos dados apontaram que a presença de jogos e brincadeiras são importantes recursos para a aquisição do conhecimento e desenvolvimento do educando, eles fornecem meios para os professores elaborarem atividades que se bem orientadas propiciam o desenvolvimento da criatividade, motivação, socialização e cognição. Percebeu-se também que os participantes de pesquisa valorizam a educação lúdica para enriquecimento de sua prática pedagógica e valorizam também a inclusão de cursos na formação inicial e continuada, para que possam oferecer aulas interessantes, prazerosas e motivadoras para as crianças.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.
Palavras-chave
Ludicidade, Desenvolvimento, Aprendizagem