A INFLUÊNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA: O SILÊNCIO DAS E NAS PRINCESAS DA DISNEY
Data
2016-12
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Editor
Fundação Educacional de Ituverava
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, trata-se de uma pesquisa que aborda questões da imagem da mulher, a influência e o discurso nas e sobre as princesas na construção da identidade feminina. É um trabalho da área da Educação que envolve questões da imagem, discurso e identidade. Foram analisados os conceitos da área de discurso trazendo a noção do silêncio e o silenciamento em ORLANDI (2007). Tem como objetivo compreender como que a representação das princesas dos contos de fadas contribui na construção da identidade feminina, por meio da análise dos filmes da Disney. O material de coleta de dados concentra-se em três animações da Disney que retratam personagens princesas nas três grandes épocas de produções: A Bela Adormecida (produções tradicionais, 1959), A Pequena Sereia (produções modernas, 1989) e Valente (produção contemporânea, 2012). Essas animações em especial foram selecionadas, pelo fato de trazerem interessantes marcas da mulher em nossa sociedade. Foram analisadas as características físicas e psicológicas, tendo em vista identificar e discutir a relação com os padrões de beleza e comportamentos impostos à figura feminina em nossa sociedade; o silêncio e o silenciamento exercido sobre as princesas, tendo em vista identificar a passividade ou ação ativa das protagonistas; A relação das princesas com o matrimônio, tendo em vista identificar a força desse desfecho no destino pré-determinado ou não de cada uma delas. A partir das análises identificam-se as transformações e evolução do lugar da mulher na sociedade, e ainda é possível debater a questão da mulher ser identificada pelo silêncio e pelo silenciamento. Tem como resultado a reflexão de que todas as princesas são silenciadas de alguma forma em suas histórias, mesmo que em algum momento elas questionem e assumem suas vozes para mudar as condições determinadas na sociedade. Mesmo que pareça que tem opções, nenhuma delas tem escolha plena sobre suas vidas, e assim é com as mulheres da atualidade dentro da sociedade, mesmo com leis, com conquistas e mesmo que pareçam ter opções, de alguma forma a sociedade ainda impõe padrões em suas vidas. Conclui-se que mesmo com as influências da mídia, família e da sociedade, é possível trabalhar os contos de fadas, animações e questões de gênero e evolução do lugar da mulher na sociedade desconstruindo essa imagem dominante e tradicional de mulher dentro da sala de aula, sem tirar o encanto dos contos de fadas que faz parte da infância.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.
Palavras-chave
Contos de Fadas, Identidade, Infância, Feminino, Discurso