O BRINCAR E A INFÂNCIA: O PAPEL DO BRINQUEDO NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

Data

2016-12

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Editor

Fundação Educacional de Ituverava

Resumo

Muitos pensam que brincar é apenas parte do universo infantil, mas a brincadeira pode e deve ser uma ferramenta de aprendizagem em todas as etapas da vida do ser humano. Brincando, a criança se expressa, interage, aprende a lidar com o mundo que a cerca, forma sua personalidade, recria situações do cotidiano se expressa. A presente pesquisa busca compreender a importância do brincar na educação infantil, e o papel do brinquedo para o desenvolvimento da criança, apontando ressaltando o papel do professor e da influência da cultura no brincar. A pesquisa configura-se como uma pesquisa de campo estando dentro de análises qualitativas. O instrumento para coleta de dados foi o questionário, além de pesquisa bibliográfica. Com os resultados obtidos foi possível observar que o brincar junto com a brincadeira e o brinquedo são muito importantes para a educação infantil, pois contribuem para o desenvolvimento da criança em todos os âmbitos, além de capacitar a criança a exercer muitas atividades e obter conhecimentos e valores. O professor é um mediador em relação ao processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança e a cultura esta presente na brincadeira influenciando direta e indiretamente dando originalidade as regras de como brincar.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

Palavras-chave

Brincar, Criança, Professor

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