DESTRUIÇÃO DE BIOMAS EM CONSEQUÊNCIA DO DESRESPEITO À LEGISLAÇÃO PELA AGRICULTURA CANAVIEIRA EM MUNICÍPIOS DE ITUVERAVA E IPUÃ, NORDESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
Data
2015-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FAFRAM
Resumo
Este trabalho vem abordar medidas que o homem intensificou para o aumento produtivo do cultivo da cana-de-açúcar. Essa atividade causou e causa alterações climáticas e um novo modelo de desenvolvimento sócio-econômico. O cultivo da cana-de-açúcar com a grande mecanização necessária é cada vez mais intensa. Sendo uma atividade agrícola importante para produtores, e governantes, acabam estes se esquecendo das alterações da biodiversidade, remetendo a cenários irreversíveis, causando morte e extinção de algumas espécies, desequilibrando o ecossistema. Pelos dados coligidos neste trabalho chegou-se à conclusão que, apesar dos produtores reconhecerem as adversidades ambientais provocadas pelo cultivo convencional de cana, as percepções são fortemente influenciadas por fatores culturais e sócio-econômicos que os envolvem, determinando assim as posições e escolhas que fazem em relação à gestão da área, bem como o que podem vir causar à área. Considera-se de extrema importância a aproximação dos conhecimentos e saberes, tanto dos produtores como dos técnicos, para que seja criada uma gestão sustentável na região, onde o desenvolvimento social e econômico venha de fato garantir a conservação e proteção dos recursos naturais. Assim, o objetivo de execução deste trabalho foi avaliar as alterações que a exploração exaustiva do solo e meio ambiente com o plantio da cana-de-açúcar e como evidenciar os danos que nos proporcionam, quando não seguem as exigências legais.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Bacharel em Direito. Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade Dr. Francisco Maeda.
Palavras-chave
Biomassa, Agricultura canavieira, Ituverava, Ipuã