A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Data

2015-12

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Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a contribuição que a música tem na aprendizagem de crianças da educação infantil, bem como a perspectiva dos educadores em relação à utilização da música no processo pedagógico. A pesquisa de cunho qualitativo, designada como encaminhamento metodológico, bibliográfico e o trabalho de campo. Para justificar o estudo e a análise de dados, utilizou-se de referências oferecidas por autores como Sekeff (2007), Brito (2003) e Souza (2006), de observações durante as aulas e de um questionário constituído por dez questões aberta aplicada a duas professoras e um projeto de música, cujo objetivo é mostrar o quanto as aulas direcionada com a música faz com que os alunos obtenham um maior conhecimento. As análises mostraram que a utilização da música pode contribuir para o crescimento emocional, cognitivo e afetivo, e, por conseguinte, para o desenvolvimento da coordenação motora, memória, criatividade, atenção e comunicação. E cabe aos educadores a percepção da importância da utilização da música na prática pedagógica, focando no desenvolvimento da criança, tornando a aula mais prazerosa e interessante. Porém, percebeu-se, com essa pesquisa, que os cursos de formação e capacitação de professores deixam muito a desejar no que se refere à música na educação, comprometendo os resultados das práticas musicais em sala de aula.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

Palavras-chave

Educação musical, Música na sala de aula, Desenvolvimento cognitivo

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