EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Resumo
O presente trabalho tem como tema Educação Inclusiva na Perspectiva da Deficiência Intelectual, e, por objetivos entender a inclusão, investigar como a educação inclusiva ocorre no ensino regular, e, averiguar como os professores recebem os alunos com deficiência. A pesquisa foi delineada primeiramente pela revisão bibliográfica, seguida de pesquisa de campo, de cunho qualitativo, realizada com docentes que atuam na Educação básica, utilizando questionários que foram entregues aos professores, posteriormente recolhidos e analisados. Os resultados mostraram que ainda hoje as escolas e os professores não se sentem preparados para receber os alunos com deficiência, percebe-se que ainda há muita resistência dos professores, além de reclamações de não receber apoio das instituições. Verificou-se que e a maioria não possui cursos de capacitação, e, relatam que existe falta de estrutura física e pedagógica nas instituições para melhor receber os alunos com necessidades educativas especiais. Conclui-se que a inclusão do deficiente intelectual no ensino regular acontece de forma precária, pois não há estruturas físicas e pedagógicas necessárias para que a inclusão ocorra de forma pertinente, como demanda as legislações.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.
Palavras-chave
Deficiência intelectual, Inclusão, Ensino regular, Professores