TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E SUAUTILIZAÇÃOEM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA BÁSICA
Data
2014-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado por meio de uma pesquisa de campo a fim de investigar a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) como recursos para estimular a aprendizagem na Educação Básica, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio em uma escola particular na qual damos o nome de “Escola da Fonte”. Nessa escola foi realizada uma entrevista semiestruturada com intuito de verificar a utilização das TDICs nas práticas pedagógicas do professor também analisar a realidade pesquisada, considerando os resultados e levando em conta os aspectos da aceitação ou da resistência corpo docente frente as novos recursos novas tecnológicas da contemporaneidade. A pesquisa se fundamenta nos teóricos e autores; como: Dawbor (2011), Freire (2001), Moran (2003), Azenaide (2001), Kenski (2009) Por meio da análise concluí se que as avaliações dos questionários mostram que apesar de alguns professores utilizarem recursos tecnológicos, ainda são utilizados e disponibilizados de forma parcial e inadequada e que ainda não estão integradas na metodologia de ensino significativa com as tecnologias, não gerando resultados esperados pela escola. Percebe-se, nas respostas dos professores, a compreensão da necessidade em se trabalhar os conteúdos curriculares fazendo o uso das tecnologias, porém alguns têm receio ou não sabem como elaborar uma aula interativa com as TDICs.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras para obtenção do Título de Licenciatura Plena em Pedagogia.
Palavras-chave
Práticas pedagógicas, Tecnologia digital da informação e da comunicação., Inovação didática