DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA NO 2º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Data

2014-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade abordar a origem da leitura e da escrita e suas contribuições para o processo de alfabetização dos educandos. Por meio de obras de vários autores, como Barbosa (1994), Soares (2002), Ferreiro (1999), Vygotsky (1991), Cagliari (2004), Kramer (2006), Lerner (2002), Rizzo (2005), Silva (1998), Junqueira (2004), entre outros e analisando documentos oficiais, procuramos conceituar a origem da leitura, da escrita e suas contribuições para o processo de alfabetização e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Ainda, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter exploratório, tendo como objetivo identificar as principais dificuldades de leitura e escrita em um grupo de alunos que são atendidos na sala de atendimento individualizado na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ribeirão Corrente. Logo após a etapa de coleta de dados procedeu-se a etapa de análise e tabulação dos resultados obtidos culminando com a elaboração do relatório monográfico da pesquisa realizada. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se concluir que os alunos atendidos na sala de atendimento individualizado conseguiram avançar significativamente nas práticas de leitura e escrita, o que consequentemente contribui para o avanço destes alunos em outras áreas do ensino.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

Palavras-chave

Alfabetização, Escrita, Leitura

Citação

Coleções