Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Matemática por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A INFLUÊNCIA DO JOGO DE XADREZ NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA(2012-12) AGUILAR, Liliane Cristina RodriguesA Matemática é utilizada praticamente em todo o decorrer de qualquer situação do nosso dia-a-dia. No entanto, a Matemática é um desafio para seus docentes, que se depara com alunos com dificuldades em aprender seus conteúdos e desenvolver o raciocínio lógico. Existem diversos jogos que tende a facilitar o ensino dessa disciplina. O jogo de Xadrez é um dos jogos utilizados para facilitar esse aprendizado. Neste trabalho é mostrada a origem do jogo de Xadrez, a influência do jogo na aprendizagem, apresentando os pontos positivos que o jogo trás para o aluno e para o docente, pois se houver benefícios para o aluno, automaticamente facilitará o trabalho do educador, no grande desafio que é o ensino da Matemática para o aluno, automaticamente terá ponto positivo para o educador responsável. O objetivo deste trabalho foi, através de uma pesquisa de campo aplicado a docentes responsáveis pela disciplina de matemática, analisar o conhecimento dos educadores em relação ao jogo de Xadrez e observar se eles utilizam o jogo para facilitar o aprendizado dos alunos, a fim de descobrir quais são as habilidades os alunos possam adquirir através do desenvolvimento do jogo em sala de aula.Item JOGOS MATEMÁTICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) ARAÚJO, Diego Dane deO presente trabalho tem por objetivo compreender como os jogos podem ser utilizados como recurso metodológico no ensino da matemática, na introdução dos conteúdos para que as aulas se tornem mais dinâmicas e divertidas e desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e baseado em autores que retratam os jogos como recurso importante para educação. Em primeiro momento retrata-se os jogos e sua construção histórica, suas definições e história ao longo dos tempos, e depois, os jogos na escola e no ensino da matemática mostrando sua contribuições para o processo de aprendizagem do aluno. Na sequência é apresentando alguns jogos que podem ser trabalhos na sala de aula e como os professores devem atuar diante da aplicação dos mesmos onde percebe-se que utilizar jogos no ensino da matemática possibilita a aquisição de diversos conhecimentos aos alunos.Item MATEMÁTICA NA COZINHA E NA ARTE DA CULINÁRIA(2012-12) FERREIRA, Joana DarcA Matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna, e saber aplicá-la na cozinha e na arte da culinária, sem sombra de dúvida, torna seu conhecimento ainda mais necessário. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é confirmar a importância desse saber matemático especialmente em locais onde ele se aplica constantemente que é na cozinha e na arte da culinária na preparação da comida para os alunos de uma escola. Para tanto, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do mesmo foi uma pesquisa de campo junto à cozinheiras e merendeiras (preparadoras de alimentos) de uma escola do município de Jeriquara-SP., de natureza exploratória e quantitativa para a definição do tema central, além de materiais dos P.C.Ns inerentes ao assunto em questão. Seu desenvolvimento se deu em nível local, por amostragem não probabilística do tipo por conveniência, onde foi possível levantar informações, analisar dados e concluir resultados junto a profissionais que atuam diretamente nessa área no ambiente escolar, e que muito contribuíram para o propósito de se ensinar para aprender e aprender para ensinar. Sendo assim constatamos através da nossa investigação que o conhecimento da matemática é fundamental para a preparação dos alimentos desenvolvidos na escola.Item AS QUATRO OPERAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL(2012-12) BEZERRA, Jefferson Roberto JúniorO presente artigo tem por finalidade pesquisar e investigar os vários aspectos de aprendizagem das quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Trata-se de uma importante contribuição social e educativa, dada à relevância do tema em questão. Para tanto, a metodologia utilizada baseia-se em estudos de importantes educadores e de pesquisa exploratória por meio de questionário de perguntas de múltipla escolha aplicada a 40 alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma Escola X do município de Pedregulho-SP, trazendo informações importantes sobre o desempenho destes neste importante quesito, onde conclui-se que entre todos os alunos pesquisados, boa parte deste têm noção sobre o significado das operações, mas a maioria deles ainda apresentam inúmeras dificuldades em aplicar as quatro operações fundamentais quando estas se faz necessária para a solução de problemas.Item O USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA MATEMÁTICA(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) SOUZA, Talita Magalhães deO presente trabalho tem por objetivo apresentar e abordar a questão da utilização de jogos e atividades lúdicas no desenvolvimento de noções matemáticas na educação básica inicial, fundamentando-se em teorias que apontam que a imaginação e a criatividade de docentes motivados e bem capacitados são essenciais para que a escola possa oferecer práticas pedagógicas que despertem o interesse dos alunos, por meio de jogos no como recurso, para que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa no ambiente escolar. Com isso, o aluno pode desenvolver habilidades e posturas essenciais para o aprendizado como atitude proativa, confiança, planejamento, concentração, capacidade de enfrentar desafios, iniciativa e autocontrole. Utilizou-se para este fim pesquisa bibliográfica para fundamentação dos argumentos, constatando-se que a utilização do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da matemática, é uma metodologia de ensino válida e que torna as aulas mais dinâmicas e diferenciadas, conseguindo excelentes resultados quando sua utilização é bem planejada e utilizada como recurso em sala de aula e não como regra, proporcionando assim a melhora no desempenho dos alunos.Item A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) PATERRA, André CássioCom evolução da tecnologia novas possibilidades de ensino estão surgindo, em especial para o ensino da Matemática, onde uma grande variedade de programas computacionais está dando um significado especial na construção do conhecimento. Esta pesquisa intitulada “A utilização das tecnologias no processo de ensino da Matemática”, objetiva discutir sobre o uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, quais os métodos utilizados, a forma em que são utilizadas e se com esses recursos realmente são aliados para a construção da efetiva aprendizagem. Apresenta inicialmente a definição dos termos tecnologia, tecnologia educacional, e algumas ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas pelo professor como auxílio no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram professores de Matemática do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de ensino do interior do Estado de São Paulo. A prática para análise e considerações deu-se por meio de uma pesquisa de campo, com a utilização do instrumento questionário, composto por seis questões. Reconhece-se com o desenvolver desta pesquisa a benéfica da utilização das tecnologias como facilitadores do processo de ensino aprendizagem, verificando que a simples inclusão de recursos tecnológicos não significa aprendizagem, é preciso qualidade na sua utilização e esta qualidade vai depender de como as propostas são interpretadas pelos professores. Por isso a importância em que o professor aprenda a utilizar essas ferramentas.