O ENDOMARKETING E SUAS IMPLICAÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM OFICINA AUTOMOTIVA DE USINA DO SETOR SUCRO ALCOOLEIRO DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO (SP)
Data
2020-12
Autores
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Editor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL
Resumo
Considerando que a motivação e o bem-estar dos colaboradores estão assumindo um lugar cada vez
mais relevante dentro da seara da administração das empresas, voltadas para um mercado de competitividade
cada vez maior, o objetivo geral desta pesquisa foi analisara viabilidade do endomarketing como opção para o
saneamento das ocorrências de falta de motivação e de baixa ou sofrível produtividade das organizações,
expondo as técnicas e estratégias dessa ferramenta motivacional. Os objetivos específicos da pesquisa foram:
discorrer sobre o endomarketing como ferramenta de motivação e comprometimento dos colaboradores; expor
suas estratégias e técnicas; investigar as necessidades mais comuns entre os trabalhadores, com base nas teorias
motivacionais e de marketing. Tratou-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, realizada mediante o
levantamento de literatura disponível sobre o assunto em livros, publicações e websites, em conjunto com estudo
de caso, realizada no setor da oficina automotiva de uma indústria do setor sucroalcooleiro da região de Ribeirão
Preto/SP. Como resultado da pesquisa, chegou-se à conclusão de que, na questão do endomarketing, a empresa
em tela apresenta pontos positivos e negativos, sendo que os primeiros superam os segundos; portanto, pode-se
afirmar que a organização operacionaliza um marketing interno satisfatório, uma vez que os entrevistados
demonstram-se satisfeitos com a empresa
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Bacharel em Administração
Palavras-chave
Gestão de Pessoas. Endomarketing.Motivação. Organizações.