ANÁLISE DE FALHAS E APLICAÇÃO DE MÉTODOS DA MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE EM COLHEDORAS DE CANA-DE-AÇÚCAR: ESTUDO DE CASO

Data

2023-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre colhedoras de cana de açúcar e como aplicar métodos da estratégia da manutenção centrada na confiabilidade, identificando os modos e efeitos de falha dos equipamentos ou sistema, determinando as melhores estratégias para preveni-los. O desafio de setor sucroalcooleiro é reduzir custos de manutenções automotivas com o objetivo de aumentar qualidade, segurança, mantendo a competitividade e sustentabilidade. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a implementação da MCC (manutenção centrada em confiabilidade) em colhedoras de cana, com foco no aumento da confiabilidade e eficiência operacional.A metodologia adotada envolveu um estudo de caso em colhedoras, onde foram coletados dados e feito levantamento estatístico. Os resultados da implementação da MCC (manutenção centrada em confiabilidade) demonstraram pontos de melhoria na gestão da manutenção que, se aplicados, podem aumentar significativamente a confiabilidade dos equipamentos, reduzir falhas não planejadas e aumentar a vida útil dos ativos. Além disso, pode trazer impactos positivos na eficiência operacional, com a diminuição de paradas não programadas e o aumento da produtividade. Os dados fornecidos pela usina, especificamente as ordens de serviço durante o período de safra, tiveram um papel crucial neste estudo. A análise da disponibilidade física das máquinas revelou consistentemente uma disponibilidade 10-15% superior nas colhedoras da marca John Deere, ressaltando sua notável confiabilidade operacional. Ao utilizar o diagrama de Pareto, foi identificado que 80% das falhas estavam associadas aos subsistemas Hidráulico, Picador, Divisor de Linha, Elevador e Material Rodante das colhedoras. Essa descoberta fundamentou a aplicação da metodologia FMEA, possibilitando mapear os modos de falha e direcionar estratégias de aprimoramento. O estudo concentrou esforços na prevenção de falhas, empregando o cálculo do RPN (Número de Prioridade de Risco) para identificar os componentes críticos. Essa abordagem visou aprimorar a confiabilidade e a segurança dos equipamentos, enfatizando não apenas o custo inicial, mas também a confiabilidade operacional em longo prazo ao selecionar equipamentos agrícolas. Os resultados obtidos oferecem uma base sólida para a eventual adoção da Estratégia da Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) em outras organizações do setor. O objetivo seria otimizar recursos e maximizar o retorno sobre o investimento em ativos, promovendo uma gestão mais eficiente e eficaz dos equipamentos.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Fundação educacional de Ituverava. para obtenção do do título de Engenheiro Mecânico.

Palavras-chave

Manutenção Centrada na Confiabilidade. Gestão da manutenção. Otimização de Recursos

Citação

Coleções