OOS BENEFÍCIOS DO INDICADOR FINANCEIRO CPV (CUSTO DO PRODUTO VENDIDO) PARA GESTÃO DE CUSTO EM UMA INDÚSTRIA DE CAFÉ: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE CAFÉ ESPECIAL DE PEDREGULHO-SP.
Data
2023-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso investigou os benefícios do indicador financeiro CPV (Custo do produto Vendido) na gestão de custos de uma indústria de café, com foco em café de qualidade superior. Foram realizados os levantamentos de dados dos custos de produção, como matérias-primas até a etapa final da produção. O CPV foi utilizado como o indicador chave para compreender os custos associados a produção. Ao longo da pesquisa, é possível identificar diversos benefícios do CPV para a gestão de custos na indústria de café especial. Em primeiro lugar, o CPV permitiu uma precificação mais precisa e competitiva dos produtos. Além disso, o estudo demonstra como essa ferramenta é essencial para identificação de ineficiências operacionais. Este estudo de caso na indústria do café, mostra como o CPV pode ser uma ferramenta poderosa na gestão de custo em setores altamente competitivos e de qualidade superior.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Bacharel em ciências Contábeis.
Palavras-chave
Gestão de Custo, CPV, Preço de venda.
Citação
FUNDAÇÃO EDUCAIONAL DE ITUVERAVA - FFCL