BIOMETRIA TESTICULAR E CONCENTRAÇÃO ESPERMÁTICA DE TOUROS JOVENS DA RAÇA NELORE, COMO MÉTODOS AUXILIARES PARA PREDIZER A MATURIDADE SEXUAL
Data
2009-07
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FAFRAM
Resumo
Esse trabalho teve o intuito de correlacionar a biometria testicular com a concentração
espermática de touros jovens da raça nelore, criados em condições extensivas com
alimentação a pasto e suplementação mineral, submetidos a rigoroso manejo sanitário. Foram utilizados 16 animais distribuídos em três grupos, sendo o primeiro composto por seis animais de 13 meses; o segundo composto por seis animais de 15 meses e o terceiro composto por quatro animais de 18 meses. A biometria testicular foi aferida com o auxílio de paquímetro e fita métrica, através dos quais foram obtidas as medidas da circunferência escrotal (C.E), largura testicular e comprimento testicular. A colheita do sêmen foi realizada através do método da eletroejaculação e a concentração espermática avaliada em câmara de Neubauer.
Com base nos resultados concluiu-se que a biometria testicular está diretamente relacionada com a maturidade sexual dos touros avaliados neste trabalho, visto que animais com testículos com maiores medidas, as quais foram encontradas aos 18 meses, apresentam maior concentração espermática, mesmo utilizando o método da eletroejaculação que, normalmente,fornece sêmen mais diluído por estimular glândulas anexas.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Médica Veterinária.
Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade Dr. Francisco Maeda
Palavras-chave
Biometria testicular, Concentração espermática, Sêmen, Puberdade, Testículo, Bovino, Nelore