HUMANIZAÇÃO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Data
2020-12
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FAFRAM
Resumo
No cuidado em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o atendimento aos pacientes graves avança na medida em que o desenvolvimento tecnológico é aprimorado para suprir as necessidades fisiológicas. A humanização no atendimento à pacientes críticos é um processo que deveria ser diariamente analisado pelos enfermeiros e profissionais da saúde, pois com a presença de tarefas excessivas durante todo o percurso de trabalho faz com que muitas vezes passe por despercebido o quão é importante para o paciente uma palavra de consolo nesse momento, um tempo para ouvi-lo. Este trabalho se justifica uma vez que identificando as práticas da assistência de enfermagem nas UTIs propõe mudanças de processos internos baseados em novos contextos da Política Nacional de Humanização, com um atendimento mais humanizado, não somente obedientes a critérios humanísticos, mas em práticas que asseguram direitos aos usuários e que utilizem os dispositivos de humanização como a clínica ampliada, projetos terapêuticos singulares, escuta qualificada, dentre outros. Portanto, o objetivo deste estudo é evidenciar práticas de Humanização de Assistência de Enfermagem
em UTI como essenciais para condução terapêutica de pacientes críticos, o processo metodológico se inscreve na linha de estudo qualitativo, tipo descritivo-exploratório com uma síntese de vários estudos já publicados, pautados nos achados apresentados pelas pesquisas, resultando em uma análise ampliada e visualização de lacunas existentes. Concluiu-se que,atualmente, o discurso acerca da humanização da assistência tem direcionado os olhares aos cuidados intensivos evoluindo ainda mais de forma paradigmática do conhecimento meramente mecanicista para pensamentos humanísticos.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade Drº Francisco Maeda. Fundação Educacional de Ituverava para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.
Palavras-chave
Humanização, Unidade de terapia intensiva, Enfermagem intensiva