CONTEXTUALIZAÇÃO E MECANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

Data

2012-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O artigo em questão tem por objetivo levantar informações que possam servir para facilitar uma melhor compreensão sobre o atual processo de contextualização no ensino da disciplina de matemática no ensino médio como finalidade de construção humana para exercício da vida social e produtiva, sem desconsiderar o risco de mecanização do ensino e aprendizagem dos conteúdos propostos. Para tanto, a metodologia empregada baseia-se em revisão literária sobre o tema em questão, abordando também aspectos relacionados à interdisciplinaridade, envolvendo as opiniões de renomados educadores em publicações conhecidas. Ao final do trabalho pode-se notar com clareza que todos os autores pesquisados estudiosos do assunto convergem para a conclusão de que a contextualização estimula a criatividade e a curiosidade do aluno, no entanto, algumas observações são feitas para que se não confunda a contextualização com a mecanização do ensino, especialmente para os estudantes que hoje cursam o ensino médio.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura Plena em Matemática.

Palavras-chave

Contextualização, Mecanização do ensino

Citação

Coleções