FINANÇAS COMPORTAMENTAIS E CONTABILIDADE MENTAL: UM ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DA FFCL

Data

2021-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA

Resumo

As finanças comportamentais e contabilidade mental constituem um campo de estudos de grande destaque no cenário atual, tendo em vista que o cérebro e emoções influenciam nas escolhas financeiras dos indivíduos. Sendo assim, o presente trabalho aborda esses temas no âmbito acadêmico, tendo como alvo de pesquisa os estudantes. O objetivo foi analisar, a partir de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa de dados, como as finanças comportamentais e contabilidade mental influenciam nas decisões financeiras dos alunos, identificando os perfis de dívidas, riscos financeiros e propensão ao endividamento. Para alcançar tal objetivo, optou-se por um estudo de caso, e utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários individuais, que foram aplicados no modo online aos alunos dos cursos de gestão da FFCL – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, localizada no interior do Estado de São Paulo. Como resultado, verificou-se que de modo geral, os estudantes se classificam em consumidores “racionais”, possuem baixo índice de endividamento e poucas dívidas em atraso, e mantém o controle de suas finanças, realizando compras planejadas pensando no futuro.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de bacharel em Administração.

Palavras-chave

Finanças Comportamentais, Contabilidade Mental, Estudantes

Citação

FFCL