O ENFERMEIRO E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA À TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS
Data
2019-12
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Editor
FAFRAM
Resumo
Por muito tempo, pessoas com transtornos mentais eram internados em hospitais
psiquiátricos. A partir das novas definições e protocolos de atendimento estas pessoas
passaram a receber um atendimento diferenciado que prevê acompanhamento de equipe
multidisciplinar, tendo a enfermagem em sua composição. Assim, o enfermeiro passa a
desempenhar o papel de educador no processo, acompanhando o paciente e a família. Nesse
contexto, a presente pesquisa tem como objetivo compreender a história da saúde mental e a
atuação da enfermagem na educação em saúde à pessoa com transtornos mentais comuns.Foi
realizada uma pesquisa bibliográfica através da seleção e análise de materiais publicados em
periódicos e artigos de internet para conhecer as implicações do atendimento do enfermeiro
como educador nos casos de pessoas com transtornos mentais comuns. Foram selecionados
artigos em site acadêmicos, cuja análise embasou a escrita do presente texto. Durante a
pesquisa foi possível entender que é importante que o enfermeiro atue também como
educador em saúde em relação à assistência ao paciente com transtornos mentais comuns.
Através dos conhecimentos oferecidos pelo enfermeiro, o paciente com transtornos mentais
comuns deixa de ser um indivíduo a ser institucionalizado e passa a ser aceito na sociedade
como um cidadão com direitos e deveres o que é positivo para sua recuperação
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado
à Faculdade “Dr Francisco Maeda”.
Fundação Educacional de Ituverava para
obtenção do título de Bacharel em
Enfermagem.
Palavras-chave
Saúde mental, Enfermagem, Educação em saúde