PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA DE ECONOMIA CIRCULAR EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL DO SEGMENTO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS NA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO – SP.
Data
2019-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Fundação Educacional de Ituverava - FFCL
Resumo
Para garantir a sobrevivência e aumentar a competitividade empresarial em seu cenário atual, as empresas no setor agrícola necessitam de estratégias organizacionais que proporcionam uma competitividade e uma maior flexibilidade voltada a ganhos econômicos e ambientais. As questões ambientais parecem estar evoluindo nas empresas, mas muitas delas ainda tem um longo caminho de adaptação para a não geração de resíduo e a destinação certa para os resíduos sólidos, precisando a cada dia otimizar os seus processos e reduzir seus desperdícios. Observando esses aspectos, o presente trabalho tem como objetivo a proposta de implantação da economia circular que propõe o fechamento dos processos produtivos lineares, com a inserção do resíduo sólido no ciclo de vida produtivo. Para o desenvolvimento foi levado em consideração a redução de resíduos sólidos em um processo de fabricação de defensivos agrícolas, através da reutilização do palete de madeira em outro processo da indústria. Como ganho econômico de R$ 400.576,00 refletiu diretamente em ganhos ambientais, que trouxe o novo conceito para a expansão dos outros materiais sólidos, com a visão em busca da sustentabilidade para a empresa, meio ambiente e sociedade.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção.
Palavras-chave
Economia circular, Empresa multinacional, Defensivos agrícolas