A IMPORTÂNCIA DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO DO GESTOR. ITUVERAVA 2019
Data
2019-12
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Editor
Fundação Educacional de Ituverava - FFCL
Resumo
Com o início das comercializações surgiu à necessidade de apurar o resultado da operação, dando origem a contabilidade de custos. Em uma indústria o custo inicia-se na compra da matéria prima, passa pela industrialização e termina no produto acabado. Baseado nisso, esse estudo tem como principal objetivo calcular a Margem de Contribuição de nove produtos selecionados pela curva ABC de acordo com o valor vendido, consistindo nos três mais vendidos; três medianos e três menos vendidos em uma Indústria de fundidos que atualmente aplica somente o Custeio por Absorção. Para atingir o objetivo, foram coletados documentos com os dados da empresa e realizadas entrevistas com o gestor a fim de entender a estrutura de custeio e extrair informações relevantes ao cálculo. Embasado no cálculo, foram realizadas análises comparando os valores. Com isso identificou-se que os produtos com maior faturamento não são os que possuem maior margem, ficando abaixo dos produtos com valor mediano e que os com menor valor resultaram em margem negativas. Tanto o cálculo como a análise de dados foram apresentados ao gestor da empresa que relatou que a informação foi relevante, pois permitiu uma análise diferente do habitual, porém neste momento não é aplicável à metodologia pelo fato de ser uma complexa mudança de paradigma que mobilizará a empresa num todo.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.
Palavras-chave
Margem de contribuição, Decisão do gestor, Contabilidade de custo, Custeio por absorção