GERENCIAMENTO DA QUALIDADE: ACABAMENTO EM REVESTIMENTO CERÂMICO
Data
2019-07
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Fundação Educacional de Ituverava - FFCL
Resumo
O gerenciamento da qualidade tem como fundamento e conceito base, estipular requisitos e padrões de qualidade relevantes que serão aplicados ao projeto. Após essa definição, traçamos uma metodologia para realizar na prática o que foi imposto, atrelado ao controle desses processos e avaliação dos resultados. O trabalho abordou o gerenciamento da qualidade no processo de acabamento em revestimento cerâmico, apresentando as principais características do produto e normas oferecidas pela ABNT que envolve e auxilia todo o processo de execução, sendo práticas que de forma eficiente agregam e facilitam ao profissional da construção civil. Através do estudo de caso realizado em seis obras residências foi possível traçar o perfil de cada obra, avaliando o formulário check-list em situação de aprovado ou reprovado, requisitos que auxiliaram o processo. Após a análise dos resultados, concluímos que, as obras que ocorreram irregularidades resultando em maior soma de situação de reprovado, tiveram a qualidade final do acabamento comprometida, e que o melhor desempenho se obteve nas obras que utilizaram o revestimento cerâmico retificado aliado as práticas corretas de execução.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
Palavras-chave
Projeto, Cliente, Execução, Assentamento, Piso