SEGURANÇA BASEADA EM COMPORTAMENTO (BBS): DEFINIÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA E IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE COMPORTAMENTO SEGURO
Data
2019-07
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Fundação Educacional de Ituverava - FFCL
Resumo
BBS - segurança baseada em comportamento (do inglês Behavior-Based Safety) trabalha aspectos comportamentais com o objetivo de evitar acidentes e doenças ocupacionais. Quando acontece um acidente de trabalho, não significa apenas um colaborador afastado, mas implica também em outras consequências negativas, como clima tenso e preocupação por parte dos demais mediante ao fato. O comportamento humano tem sido um dos temas mais discutidos nas grandes empresas do Brasil e do mundo e vários estudos mostram que o comportamento é a causa da grande maioria dos acidentes de trabalho ocorridos hoje em dia. Tendo isso em vista, o presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo do comportamento, aplicando estes conceitos e analisando os impactos na gestão de segurança do trabalho. Em uma empresa do ramo de construção civil, foi feita uma análise do nível de segurança e percepção de risco dos trabalhadores. A pesquisa demostrou que a empresa é exigente quanto a cultura de segurança, porém precisava de uma ferramenta de atuação no fator comportamental. Através dos resultados positivos encontrados com os indicadores, pode-se concluir que o programa de comportamento seguro teve êxito quanto à implantação na empresa estudada. Conforme as verificações foram sendo feitas, a qualidade, tanto do formulário, como do comportamento de todos, teve uma melhora significava, assim o formulário está ficando cada vez melhor, e os colaboradores mais envolvidos e participativos.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado junto à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, como requisito parcial para obtenção do título de Graduação de Bacharel em Engenharia Civil.
Palavras-chave
BBS, Fator Comportamental, Verificação, Colaboradores, Trabalho