VARIAÇÃO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UMA PROPOSTA DE AULA PARA O PROFISSIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

Data

2018-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fundação Educacional de Ituverava

Resumo

A presente pesquisa busca compreender a Linguística e uma de suas vertentes de estudo, conhecida como Sociolinguística que estuda a heterogeneidade da língua no campo linguístico e social. Deste modo, entende-se que a língua é heterogênea, flexível, viva, variável, usada como meio de comunicação, da qual língua e sociedade são indissociáveis, já que ambas se relacionam. Podendo variar conforme determinados fatores sociais que a caracterizam como por exemplo: origem geográfica, status econômico, grau de escolaridade, redes sociais, mercado de trabalho, entre outros. Contudo os usuários da língua que utilizam uma variante linguística, muitas vezes, sofrem preconceito linguístico, promovido pelo próprios falantes da língua, por falta da compreensão de que a língua varia e adequa-se conforme a situação e meio em que o falante está inserido. O objetivo desta pesquisa é abordar a variação linguística não como um problema, mostrando que a mesma não é errônea e sim o preconceito linguístico. A abordagem elaborada por esta pesquisa é de cunho qualitativo realizada por meio de pesquisas bibliográficas, sendo baseadas em autores linguistas e sociolinguistas. Como resultado, após leituras e reflexões sobre o tema abordado, esta pesquisa apresenta duas propostas de atividades, para que o profissional de língua portuguesa possa abordar a variação linguística em sala de aula e, por meio de um efetivo trabalho de conscientização, minimizar o preconceito linguístico.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia, Ciências para a obtenção do título de Licenciatura Plena em Letras.

Palavras-chave

Linguística, Variação Linguística, Preconceito Linguístico

Citação

Coleções