VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES PELO LIVRO DIDÁTICO
Data
2018-06
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Editor
Fundação Educacional de Ituverava
Resumo
Este trabalho possui um caráter descritivo-analítico, com uma abordagem qualitativa, e tem
por objetivo apresentar a forma como a variação linguística tem sido abordada nos livros
didáticos, sendo ela um dos principais recursos utilizados pela educação brasileira. O ensino
de língua portuguesa aderiu à variação como um dos conteúdos essenciais para ser trabalhado
no material didático. A importância de se abordar a variação linguística no contexto escolar
revela o papel da língua em todos os seus aspectos, para formação do conhecimento do aluno,
evitando, assim, o preconceito linguístico. Buscamos analisar o ensino da variação linguística
nos seguintes livros de Língua Portuguesa: Projeto do Araribá, de Campos (2006),
Português: Linguagens, dos autores Cereja e Magalhães (2009; 2015), Para viver juntos:
Português, de Costa (2015) todos do 6° do Ensino Fundamental, e Novas Palavras de Amaral
et al. (2016) sendo este do 1° ano do Ensino Médio. Para isso, dialogamos com estudos de
Castilho (2010), Tarallo (2007), Camacho (2007), Ilari e Basso (2007), Alkimin (2007),
Bagno (2007) e Bortoni-Ricardo (2004), importantes para a construção do pensamento sobre
variação linguística. Deste modo, enfatizamos o conhecimento linguístico como meio de
minimizar o preconceito.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras para obtenção do título de Licenciatura Plena em Letras.
Palavras-chave
Variação Linguística, Preconceito Linguístico, Livro Didático