NECESSIDADES E OPORTUNIDADES DO ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NAS INSTITUIÇÕES E O APRENDIZADO DO ALUNO NA ÁREA PRÁTICA

Data

2017-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fundação Educacional de Ituverava

Resumo

Em uma sociedade evoluída, que a cada dia vem surpreendendo com informações e tecnologias avançadas, o mercado vem mudando suas formas de negócio e gestão, e quem mais sofre com essas transições são os formandos, os quais encontram dificuldades para ingressarem no mercado. O estágio tem esse objetivo, proporcionar ao aluno preparação para a inserção no mercado de trabalho. Portanto, o estudo em questão teve a finalidade de analisar as principais causas de contratação de estágios, como é feita a supervisão das atividades a eles designadas e como essas atividades influenciam a carreira profissional dos estudantes. Segundo a Lei 11.788/2008, as organizações precisam seguir normas de atendimento as necessidades exigidas para que o objetivo do estágio seja alcançado. Durante a elaboração do estudo, foram aplicados dois questionários diferentes para averiguar se o intuito do estágio tem sido realizado de forma coerente nas empresas. Um dos questionários foi direcionado ao departamento pessoal de duas empresas na cidade de Ituverava-SP, e o segundo, aos estagiários dessas empresas e estudantes do 7° período do curso de ciências contábeis. Com base nos dados coletados, foi possível identificar a existência de diferentes pontos de vista entre estudantes e empresas, dentre os quais nota-se que estudantes buscam oportunidades de se destacar na organização, e empresas buscam jovens dispostos a trabalhar com dedicação e esforço, oferecendo também oportunidades de aprendizado.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Palavras-chave

Estágio, Estudantes, Necessidades, Oportunidades, Mercado de trabalho

Citação