MONITORAMENTO QUALI-QUANTITATIVO DAS ESPÉCIES ARBÓREAS USADAS NA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA APP (ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE) DA FAFRAM - ITUVERAVA- SP

Data

2013-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fundação Educacional de Ituverava

Resumo

As matas ciliares fazem parte da vegetação que formam as APPs (Áreas de Preservação Permanente) as quais são formadas de florestas típicas de áreas restritas ao longo dos cursos d’água, em locais sujeitos a inundações temporárias, em nascentes e olhos d’água. O presente trabalho visa fazer um monitoramento qualitativo e quantitativo das espécies usadas no reflorestamento da APP do campus II da Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM), localizado no município de Ituverava, São Paulo. Foram realizadas quatro avaliações: 12/11/12, 11/03/13, 05/09/13 e 19/09/13. Na 1ª avaliação quantitativa contou-se o número de plantas vivas e mortas dentro da APP. Após esta avaliação houve um replantio das mudas mortas no intervalo de uma semana. Após quatro meses do replantio foi realizada a recontagem das mudas sendo a 2ª avaliação quantitativa. Na 3ª novamente a recontagem das mudas e identificação das mesmas e a última avaliação foram recontadas as mudas devido ao replantio de algumas plantas mortas. Por meio da ultima avaliação quantitativa realizada, verificou-se a quantidade de 940 plantas vivas e 115 plantas mortas. O maior índice de mortalidade observado na área foi na região onde ocorre um afloramento da rocha matriz. Nessa região o solo presente possui uma profundidade em torno de 10 a 15 cm. Durante as estações do outono e inverno, como o volume de água armazenado no solo é muito baixo, ocorre um forte stress hídrico, provocando inclusive o amarelecimento das gramíneas presentes na área. Através do levantamento realizado, foi verificado por meio de uma análise qualitativa que foram utilizadas 26 espécies arbóreas, distribuídas em 13 famílias botânicas, sendo que a maior ocorrência de distribuição foi da família Bignoniaceae. De acordo com as avaliações realizadas, pode ser sugerido que o índice de mortalidade das espécies arbóreas tem uma tendência de redução ao longo do tempo, sendo que, um dos fatores que pode estar interferindo na mortalidade das espécies arbóreas é o afloramento da rocha matriz situada em uma região especifica da área.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Palavras-chave

Reflorestamento, Arborização, Matas Ciliares

Citação