ANÁLISE DISCURSIVA DO MOVIMENTO PSICOLÓGICO E IMAGÉTICO DOS PERSONAGENS DOS CONTOS CLÁSSICOS: OS GÊNEROS NO CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL

Data

2013-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O Presente trabalho tem por objetivo analisar e elucidar os movimentos discursivos e elementos psicológicos das personagens dos contos de fadas transcritos pelos Irmãos Grimm, levando em conta fatores histórico-sociais e ideológicos nos tempos atuais e no passado, assim como, interpretar os vários elementos e simbolismo presente nos contos, buscando resgatar tal literatura do lugar “inferiorizado” em que foi colocado pelo senso-comum. Para tal, como embasamento teórico-metodológico, serão utilizados a Análise do Discurso de linha francesa, elementos da psicanálise freudiana e os significados universais de alguns símbolos acumulados durante toda a história da humanidade ao redor do mundo, em diversas culturas. Pode-se verificar que os contos dos Grimm, recolhidos da forma oral, tinham principalmente um caráter admonitório que buscavam advertir as crianças sobre situações que poderiam enfrentar durante sua vida e como deveriam se comportar. Logo, nota-se que as versões modernas mantêm essas características didáticas, assim como há também a influência inversa: os valores dos jovens moldando a nova forma dos personagens para que haja a identificação. Portanto, conclui-se que os contos dos Grimm detêm valor literário relevante e elementos capazes de penetrar as camadas psíquicas tanto de crianças como de adultos que indiretamente facilitam a problematização e compreensão de processos psicológicos próprios do amadurecimento, do convívio em sociedade e naturais da vida.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, para obtenção do titulo de Licenciatura Plena em Letras.

Palavras-chave

Análise do Discurso, Psicologia, Simbolismo, Contos de fada, Literatura

Citação

Coleções