A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA
Data
2016-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Fundação Educacional de Ituverava
Resumo
Com evolução da tecnologia novas possibilidades de ensino estão surgindo, em especial para o ensino da Matemática, onde uma grande variedade de programas computacionais está dando um significado especial na construção do conhecimento. Esta pesquisa intitulada “A utilização das tecnologias no processo de ensino da Matemática”, objetiva discutir sobre o uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, quais os métodos utilizados, a forma em que são utilizadas e se com esses recursos realmente são aliados para a construção da efetiva aprendizagem. Apresenta inicialmente a definição dos termos tecnologia, tecnologia educacional, e algumas ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas pelo professor como auxílio no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram professores de Matemática do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de ensino do interior do Estado de São Paulo. A prática para análise e considerações deu-se por meio de uma pesquisa de campo, com a utilização do instrumento questionário, composto por seis questões. Reconhece-se com o desenvolver desta pesquisa a benéfica da utilização das tecnologias como facilitadores do processo de ensino aprendizagem, verificando que a simples inclusão de recursos tecnológicos não significa aprendizagem, é preciso qualidade na sua utilização e esta qualidade vai depender de como as propostas são interpretadas pelos professores. Por isso a importância em que o professor aprenda a utilizar essas ferramentas.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciado em Matemática.
Palavras-chave
Tecnologia, Matemática, Aprendizagem