IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO ESOCIAL NOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE DA CIDADE DE MIGUELÓPOLIS-SP.

Data

2015-12

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Resumo

Buscando aumentar a presença fiscal junto as empresa, o Fisco por intermédio do decreto-lei 6.022 de 2007 regulamentou o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que tem por objetivo a diminuição da sonegação dos tributos com o envio das obrigações acessórias, bem como as demonstrações contábeis serem enviadas via internet. Com o intento de unificação do envio das obrigações acessórias no setor trabalhista, a Receita Federal do Brasil institui recentemente uma nova ferramenta ao ambiente supracitado, o eSocial. Assim, o presente trabalho teve como escopo entender como alguns escritórios contábeis da cidade de Miguelópolis-SP estão se adequando para implantação da nova ferramenta. Vale dizer que, o método utilizado para chegar ao objetivo citado acima fora um estudo de casos, tomando por base um questionário com sete questões abertas por meio de entrevista aos responsáveis de cada estabelecimento. Chegando-se a conclusão que os entrevistados e, suas empresas não estão se adaptando para a chegada desse novo programa do ambiente, muito mais por estarem apegados às atualizações de seus softwares responsáveis pela geração da folha de pagamento e com isso não se preocupam com a procura de treinamentos para seus colaboradores, cometendo os mesmos erros quanto à implantação do SPED, que além de ter mudado o cenário contábil em geral, trouxe uma maior facilidade na geração e entrega das demonstrações contábeis junto ao Fisco, o órgão fiscalizador.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Palavras-chave

eSocial, SPED, Tecnologia da Informação, Implantação e ferramenta

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