BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Data
2015-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo buscou mensurar as variáveis do Balanced Scorecard (BSC) e realizar o mapeamento do BSC de uma instituição de ensino superior benefícios (IES), uma vez que suas variáveis que influenciam diretamente no processo de tomada de decisão. Com isso, este trabalho evidencia o mapeamento estratégico do BSC, apontando a relação de causa e efeito que é criada por meio dos seus indicadores financeiros e não financeiros que pertencem às quatros perspectivas sendo: Financeiro, Cliente, Processos Internos e Aprendizagem e Inovação, que foram criados para o levantamento de dados necessário. Para tal foi realizado um estudo de caso em uma instituição do município de Ituverava-SP, onde foi aplicado questionários junto aos alunos, funcionários acadêmicos e docentes, também realizada uma entrevista com o diretor da Instituição. Com base nos resultados obtidos foi possível verificar a importância do BSC, quais atividades são de extrema importância para instituição e que desencadeia a relação de causa e efeito nos demais indicadores, além de contribuir para que a instituição alcance seu objetivo de melhoria continua. Porém, para implantação do BSC existem algumas limitações devido ao tipo de gestão feita pela empresa.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, para obtenção do título de Bacharel em Administração.
Palavras-chave
Balanced Scorecard, Instituição de Ensino, Mensuração de Resultados