História
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando História por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 33
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A ARTE MUSICAL BRASILEIRA NOS ANOS 1960 E O TROPICALISMO(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) SOUSA, Aline Virgínia ScorsatoA década de 1960 no Brasil foi marcada pela instauração do regime ditatorial militar e a promulgação dos Atos Institucionais que endureceram ainda mais o sistema em vigência, no mesmo período os brasileiros acompanhavam os movimentos artísticos musicais que surgiam, tais como a Jovem Guarda, as “músicas de protesto”, o movimento Tropicália e os festivais de música da TV Record. Mesmo com inúmeras novidades musicais a Bossa Nova, o samba e todos os outros gêneros tradicionais da MPB não foram deixados de lado, mas passaram a dividir o lugar de destaque com todas essas novas obras. O objetivo deste trabalho é traçar um paralelo entre os acontecimentos políticos e sociais com a arte musical produzida no período elencado para o estudo e como esses fatores juntos contribuíram para a produção de um tipo específico de musicalidade brasileira. Outro ponto importante a ser analisado será verificar como ocorreu o movimento tropicália, quem foram seus principais personagens e suas principais obras. Este estudo tem caráter analítico descritivo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica além da análise de documentos como: filmes, músicas, artigos de jornal e reportagens. Com base no estudo desenvolvido percebe-se a importância das manifestações artísticas, em especial a música em uma sociedade, já que ela expressa os anseios, as vivências, as angústias e os sentimentos de uma nação.Item A AVENTURA DOS CANDANGOS NA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA: DO SONHO AO SOFRIMENTO(Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) MACRI, Douglas AlexandreO compromisso do historiador é procurar esmiuçar a realidade, a fim descrever os fatos e tecer a história, dando voz aos personagens esquecidos ou negligenciados pelos documentos oficiais. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi procurar compreender melhor o contexto histórico-social da construção da cidade de Brasília, situar importância que os candangos tiveram e analisar o processo de exclusão e trabalho escravo que os mesmos enfrentaram durante o período. O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica acerca do tema. Podemos concluir, que devido à dificuldade de encontrar material, os candangos são pouco citados pela historiografia, no entanto, foi possível analisar que eles são os verdadeiros construtores da nova capital e que ela foi construída sob muito sofrimento e mortes, que a história oficial tentou apagar da memória.Item CAMINHOS DA MOGIANA: A HISTÓRIA DE UMA FERROVIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA REGIÃO NORDESTE PAULISTA (1870 - 1920).(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) GONÇALVES, Manoel CesarO presente trabalho busca demonstrar o desenvolvimento da região da Alta Mogiana no Estado de São Paulo com a implantação da Ferrovia, e quais foram os benefícios durante o período de 1870 à 1920 para a região citada. Relatamos as primeiras tentativas do governo de implantação da ferrovia no Brasil e posteriormente no Estado de São Paulo, onde verificamos a necessidade e o interesse do governo e de alguns fazendeiros plantadores de café em promover a construção da malha ferroviária rumo a oeste para facilitar o transporte do café até o porto de Santos. Procuramos identificar os motivos da criação e atuação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e sua relação com: a expansão cafeeira, a rede ferroviária, a imigração, o crescimento da população e o desenvolvimento do estado de São Paulo e principalmente para o nordeste do estado. Tentamos também relacionar a importância da interatividade das ferrovias com outros setores econômicos que passaram a utilizar o transporte ferroviário em busca de uma redução de custos com transporte. Com o intuito de ampliar os debates sobre a real importância da malha ferroviária na região da Alta Mogiana, escrevemos este artigo, que traz diversos fatores decorrentes da chegada da linha férrea da Companhia Mogiana neste período da história.Item CENSURA NO REGIME MILITAR(Fundação Educacional de Ituverava - FFCL, 2016-12) MAGALHÃES FILHO, Joel Barbosa deEste estudo tem por objetivo discutir a música e sua relação com o contexto político, social e econômico do Brasil durante o Regime Militar (1964-1985). Nosso enfoque é a relação entre música e censura, especialmente entre o fim dos anos 1960 e o início dos 1970, quando ocorreu o auge da repressão dos militares. Os militares tentavam transmitir a imagem de que tudo estava bem, mas, nos bastidores, a realidade era outra. Para realizar essa análise, discutiremos o contexto geral do Brasil no período da Guerra Fria, ressaltando o lugar do golpe civil-militar de 1964 e do regime autoritário dentro das crises políticas atravessadas pelo país desde os anos 1950. Ressaltamos, nessa relação entre a música e o contexto histórico, a forma como os artistas criaram algumas de suas obras, lidando com a censura, repensando a identidade nacional e sua nova cultura, em oposição à cultura imposta pelo governo da época. Como metodologia, realizamos nossa análise a partir de uma pesquisa bibliográfica de textos especializados no assunto.Item AS CONTRIBUIÇÕES DOS JESUÍTAS PARA O BRASIL: UMA BREVE HISTÓRIA.(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) OLIVEIRA, Leandro Geraldini deO presente estudo buscou refletir sobre o papel e os caminhos trilhados pela ordem religiosa jesuítica durante o período em que permaneceu no Brasil, entre 1549 a 1759. Nossa intenção foi compreender as causas e os motivos que levaram a criação da Companhia de Jesus, bem como sua atuação e contribuição durante o processo de colonização brasileiro. A pesquisa possui caráter bibliográfico e foi desenvolvida por meio da organização e análise de livros, artigos, monografias que tratam do tema. Tais materiais estão disponíveis em bibliotecas e sites acadêmicos.Item EGITO ANTIGO: A CULTURA E A SOCIEDADE DE CASTAS NO NOVO IMPERIO (1580-525 a.C)(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) CARDOSO, Diego dos SantosO presente trabalho tem como objetivo estudar a cultura egípcia antiga, bem como analisar a sua sociedade, mostrando que ela era uma sociedade de castas. Estuda-se seu sistema político e religioso, analisando o sistema ideológico vigente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de cunho qualitativo, baseada no método dedutivo analítico, que estuda a civilização egípcia durante o Novo Império (1580 até o ano 525 a.C.). Pretende-se mostrar que a sociedade egípcia se organizou como uma sociedade de castas, na qual não era permitida nenhuma mobilidade. Pretende-se também relatar alguns aspectos da cultura egípcia antiga, evidenciando sua importância histórica e sua influência sobre o mundo atual. Conclui-se que o legado cultural egípcio é incontestável e sua importância é enorme, pois sendo uma das primeiras civilizações agrícolas desenvolvidas, legou-nos também exuberante arquitetura, escultura, pintura e escrita.Item ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO NO BRASIL(Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) SILVA, Júlia Gomes daO ser humano, ao nascer se constitui como indivíduo uma vez que é reconhecido socialmente e integrado a sociedade. O processo de socialização pode ocorrer primeiramente por meio da família e em seguida por demais grupos, entre eles os professores. A família é o primeiro modelo de sociedade, passando pela escola que é o lugar onde as pessoas passam a maior parte do tempo e de suas vidas. A interação social é uma condição indispensável para o desenvolvimento e constituição da sociedade, é por meio dela que o indivíduo é inserido e passa a conviver com o diferente. Assim, compreender quais os meios de convivência pelos quais um indivíduo passa, permite entender a sua formação como sujeito e suas ações. O presente trabalho teve como objetivo identificar em referenciais teóricos já existentes, os fatores, tais como: a família, o Estado, a própria Educação e os Educadores são importantes no processo de formação das pessoas. Este trabalho de conclusão de curso trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica acerca do tema em questão. Pode-se dizer que o indivíduo, desde o seu nascimento, ao estabelecer suas relações sociais no decorrer de sua vida, vai sendo influenciado e “moldado” de acordo com as interações, contexto e realidade em que vive.Item A FORMAÇÃO DO CRISTIANISMO E A IGREJA PRIMITIVA(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) SANTOS, Jonathan Bruno Faria dosEste trabalho aborda o surgimento de um novo movimento religioso, com uma nova filosofia, o cristianismo. O trabalho apresenta os primórdios do judaísmo, de onde se originou essa nova religião. São cerca de dois mil anos de história que fizeram do Cristianismo a base da cultura do mundo ocidental. Assim, o objetivo desse trabalho é entender como esta cultura chegou até nós já que o mundo ocidental em que vivemos é cristão. Como diz Paul Veyne (2011), é preciso entender historicamente como e quando nosso mundo se tornou cristão. Por isso a intenção desta pesquisa é conhecer onde, quando e porque surgiu e se desenvolveu o cristianismo. Para isso pesquisa-se o Jesus histórico e a transformação do Império Romano em um império cristão. Trata-se de trabalho de pesquisa bibliográfica. A pesquisa tem caráter explicativo, Procurando identificar as causas. Concluindo, demonstrando como o cristianismo ainda tem uma grande influência em nosso mundo atual.Item GETÚLIO VARGAS: O POPULISMO E O LEGADO VARGUISTA PARA O BRASIL(2014-12) Pereira, Cristian EgídioO presente trabalho “Getúlio Vargas: o Populismo e o legado varguista para o Brasil” foi realizado com base em pesquisa bibliográfica como exigência para obtenção do título de Licenciatura em História pela FFCL de Ituverava – SP. Estuda um período bastante controverso da história do país, marcado pela atuação populista do ditador e presidente da República Getúlio Dornelles Vargas. A pesquisa abrangeu desde seus dados biográficos até sua atuação política entre 1930 e 1954, quando se deu seu suicídio. Expõem-se as diferentes visões que dele tinham seus adeptos e seus inimigos políticos. Parte-se da hipótese de que Vargas deixou um grande legado para o país e conclui-se que esse legado foi positivo principalmente para os trabalhadores brasileiros, já que os direitos trabalhistas alcançados nessa época estão ainda em vigor.Item A HISTÓRIA DA SAÚDE NO BRASIL: O PROGRAMA MAIS MÉDICOS EM ITUVERAVA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI(Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) AMBRÓSIO, Isabel CristinaO objetivo desta pesquisa é analisar a implantação do Programa Mais Médicos no Município de Ituverava-SP. Trata de um trabalho de pesquisa documental e pesquisa de campo, no qual foram analisados os jornais locais, entrevista com profissional medico cubano e secretaria da Saúde de Ituverava sobre as informações que tratam da implantação e desenvolvimento do programa e de que forma o mesmo pode contribuir para a melhoria da saúde. Deste modo o presente texto relaciona a pesquisa documental e os dados bibliográficos com o intuído de refletir a saúde em Ituverava, bem como, as estratégias de implantação de Programas de desenvolvimento da saúde no município.Item HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI: PROBLEMAS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) MAGALHÃES, Pedro Barduco MagalhãesO crescente abismo entre a história (ciência) e o ensino de história carece de uma síntese explicativa e justificativa para uma maior dedicação dos profissionais desta área para o ato de lecionar. Abordando como exemplo a Guerra do Paraguai, serão demonstrados como a historiografia pode auxiliar docentes na hora de adequar suas aulas para a realidade experimentada por seus alunos. Através de um corpo bibliográfico que se delimita em autores cujo tema de seus trabalhos abrangem a história sobre o conflito rio-platense, a historiografia enquanto prática científica e também autores que norteiam o ensino de história no Brasil, justifica-se a pesquisa bibliográfica pela sua forte base teórica e possibilidade de conhecer e explorar assuntos e temas que não podem ser acessados de outra forma. Demonstrando a importância da análise documental para se realizar estudos historiográficos, fontes primordiais de conhecimento de um período muito sensível do Império Brasileiro, a Guerra do Paraguai é o exemplo mais ilustrado de como o historiador trabalha.Item HISTORIOGRAFIA E CANGAÇO: UMA ANÁLISE INTRODUTÓRIA(2014-12) CARDOSO, Daniela Cláudia SperandirEste trabalho tem por objetivo investigar a forma como o cangaço é discutido por autores e cientistas sociais que estudam e analisam o movimento, visando ressaltar os principais pontos para o entendimento da formação destes grupos. O trabalho destaca e analisa a história do Brasil nos primeiros anos após a queda da monarquia e o início da Primeira República (“República Velha”), momento com vários acontecimentos importantes na vida política, econômica e social. Com a formação de movimentos sociais como Canudos e o cangaço, em contexto de forte influência dos latifundiários, vale ressaltar principalmente o coronelismo na região do nordeste brasileiro, onde tais eventos ocorriam. O presente trabalho analisa e discute algumas interpretações sobre a “República Velha” à luz do coronelismo e principalmente do cangaço. Os resultados das pesquisas mostraram diversas faces do cangaço, situando o movimento como elemento fundamental para as análises e discussões do Brasil republicano.Item INFLUÊNCIAS PAGÃS INTRODUZIDAS NO COTIDIANO CRISTÃO(Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) MARTINS, Hamilton Tomas de OliveiraEste trabalho tem como objetivo estudar culturas antigas que ainda tem aspectos presentes em nosso cotidiano atual. Para isso pretende-se relembrar e desvendar um pouco da história de alguns períodos e povos específicos, para ver onde, como e por que surgiu tal costume/crença e qual seu propósito dentro de uma cultura. Foram aqui selecionadas três delas, consideradas muito significativas: vikings, gregos e romanos. Sendo um trabalho qualitativo de história cultural, é dada prioridade para a religião, ritos, festividades e costumes de cada povo, procurando identificar aquilo que ainda está presente em nosso mundo atual. Pretende-se analisar também o porquê de as religiões pagãs aqui estudadas não existirem mais, percebendo no que seus antigos cultos e costumes foram transformados, sobrevivendo em aspectos religiosos atuais, principalmente cristãos. A metodologia aplicada a este trabalho vem de pesquisas bibliográficas: livros, artigos e material disponível na Internet. Conclui-se que muitos aspectos culturais dos povos antigos estudados sobrevivem no mundo atual.Item ITUVERAVA-SP: ASPECTOS HISTÓRICOS DOS SÉCULOS XIX E XX(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) BENEVIDES, Larissa Fernanda BarbosaO objetivo dá pesquisa é analisar a história do Município de Ituverava, interior de São Paulo, especialmente o processo de surgimento e emancipação da cidade que faz parte da mesorregião de Ribeirão Preto, e compartilha de um contexto histórico permeado pelas transformações ocorridas no Brasil durante o século XIX. Para tanto foi necessária uma análise de fontes documentais históricas, textos e pesquisas historiográficas que contribuíram para uma melhor compreensão desde processo, pois a análise dos documentos apresentou dados esclarecedores sobre o Município incluindo fotos, para uma compreensão de cargo histórico e visão da região, autorizando assim assimilar as informações dos acontecimentos mais importantes para o crescimento da cidade.Item OS JUDEUS NA INQUISIÇÃO ESPANHOLA MODERNA: do século XVI ao XVIII(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020-12) CARVALHO, Deborah Tomaz deO presente trabalho tem por objetivo analisar o papel dos judeus que se tornaram os principais alvos do Tribunal do Santo Ofício, quando o mesmo foi implantado na Espanha, que passava por um processo de unificação, no qual contou com a Inquisição como instrumento político e religioso, assim como analisa o processo inquisitorial, e a vida dos judeus que se converteram ao cristianismo, os Cristãos Novos. Trata-se de um trabalho de pesquisa qualitativa com base bibliográfica. É dividido em três partes. Na primeira faz-se uma contextualização da Europa medieval e do mundo no qual surgiu a Inquisição. Na segunda, explica-se o que foi o Tribunal do Santo Ofício e na terceira e última parte, trata-se da perseguição aos judeus, buscando compreendê-la historicamente. Conclui-se que o Tribunal do Santo Ofício foi usado com fins políticos para, por meio da perseguição e busca do extermínio étnico dos judeus e outras minorias, obter a unificação nacional espanhola.Item A LEITURA DE IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA(Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) GLEGÓRIO, Elaine AparecidaO presente trabalho tem como intuito analisar a relação entre a teoria e a prática do uso da imagem no ensino de história. Entendendo a escola como o principal espaço de obtenção do conhecimento, pensar no uso da imagem no ensino de história e a melhor forma de aplicá-la. Utilizou-se do método de pesquisa bibliográfica, a partir de livros e documentos teóricos e curriculares, além de estudos realizados por vários autores sobre o uso da imagem no ensino de história, a teoria do conhecimento, a iconografia e as diversas formas de aplicação das imagens em salas de aula.Item A MAÇONARIA BRASILEIRA E SUA INFLUENCIA NA CIDADE DE ITUVERAVA/SP(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) SANTOS, Leonardo SouzaA maçonaria está presente no Brasil desde o final do XVIII, instalada em 1801, ano em que a primeira loja maçônica se originou da filiação do Grande oriente. Este trabalho tem como objetivo mostrar os efeitos das ações da maçonaria na história do Brasil. Para isso foi pesquisado o funcionamento interno dessa Ordem, bem como alguns de seus feitos mais importantes, buscando avaliar sua importância. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, focando principalmente na história de Ituverava, cidade do interior do Estado de São Paulo. Apoia-se em trabalhos de estudiosos do assunto, como Castellani (2009) e Baçan (2008). Conclui-se que a influência da Maçonaria é perceptível em vários momentos da história brasileira, inclusive na cidade de Ituverava-SP e em sua região, da segunda metade do século XX até o século XXI. Essa influência é positiva e se deve principalmente à sua atuação no setor educacional, por meio da Fundação Educacional de Ituverava.Item MAIO DE 1968: QUANDO A RUA FAZ HISTÓRIA(2014-12) CAMILO, Nathan BrunoEste trabalho pretende discutir as manifestações em Maio de 1968 na França, visando para tanto o momento histórico no qual aconteceram as manifestações, entendendo assim seu caráter apartidário, pois não havia nenhum partido comandando todo o processo. No entanto, o movimento apresenta uma única bandeira: a da liberdade. Os temas abordados neste trabalho, portanto, analisam desde a manifestação estudantil, o movimento operário, a mudança dos hábitos e costumes até um panorama mais amplo, situando o estudo no contexto da Guerra Fria. Para tanto a metodologia adotada será leitura e análise bibliográfica, tomando como base uma entrevista especifica realizada pelo Programa “Arquivo N”. Analisaremos os mais diversos pontos de vista referentes ao tema, abordados tanto por autores que são especialistas no assunto (Eric Hobsbawm, Herbert Marcuse, Olgária Matos etc.) quanto por professores e líderes que participaram do movimento. Enfatizamos, assim, a pluralidade e a complexidade de tal movimento, que estabeleceu pautas e discussões que marcaram o fim do século XX e encontram eco ainda no início do XXI.Item MAQUIAVEL: GOVERNO, HISTÓRIA E POLÍTICA EM O PRÍNCIPE(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) SILVA, Denis Carrer Francisco daNicolau Maquiavel foi um escritor italiano que viveu durante o governo de Lourenço de Médici. Seus pais, Bernardo Maquiavel e Bartolomea Nelli, eram de origem Toscana. Sua mais famosa obra O príncipe, publicada pela primeira vez em 1532, é de caráter filosófico político, tendo sido escolhida como corpus desta pesquisa. A edição que será aqui analisada foi prefaciada por Fernando Henrique Cardoso (FHC), que evidencia as influências políticas da obra, ainda no século XXI, e fornece sua opinião sobre a atemporalidade do clássico, que se caracteriza tão antigo e ao mesmo tempo tão contemporâneo. Em contato com a obra e ao ler a dedicatória, feita pelo autor, percebemos a intenção de Nicolau Maquiavel ao presentear Vossa Magnificência, assim se referia Maquiavel a Lourenço de Médici, com um simples livro que, segundo ele, o nortearia a governar e manter seu poder em Florença. Há, sobre Nicolau Maquiavel, vários mitos, os quais serão tratados no decorrer dessa pesquisa, porém, pode-se adiantar que o termo maquiavélico é erroneamente atribuído a pessoa de Maquiavel. A problematização apresentada pela pesquisa destaca em que medida a obra de Maquiavel influencia os atuais governas visto que, a política e sua maneira de governar vêm se modificando ao longo do processo e dos acontecimentos histórico, porém a obra continua atual. Em relação a metodologia, emprega-se uma abordagem de caráter bibliográfico, voltada para a área da política. Por meio de uma leitura analítica da obra ‘O príncipe’ (1532), verificam-se os efeitos de sentido do discurso político com o intuito de esclarecer melhor a proposta de Maquiavel no que diz respeito à governo, procurando compreende-lo e colocar por terra alguns mitos que o rodeiam. O embasamento teórico desta pesquisa fundamenta-se em leituras de textos do professor Fernando Magalhaes para falar sobre a relação de governo pensada por Maquiavel, Coutinho (2017) para falar da vida do autor, Anthony Grafton (2010), para uma análise mais profunda acerca da vida de Maquiavel, para um resumo analítico da obra, nos basearemos nas pesquisas da advogada, professora e pesquisadora Vilma Maria Inocencio Carli (2015); Guedes (2015) e, principalmente, nas análises feitas por Agulhari (2011), Para falara dos conceitos chaves da obra, Virtú e Fortuna, nos utilizaremos, principalmente, das pesquisas de Oliveira (2012), fontes como websites também foram utilizadas.Item NAZISMO: DO ANTISSEMITISMO AO HOLOCAUSTO(Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) PEREIRA, William Cesar da SilvaO Nazismo foi um regime de ideais políticos que surgiu no século XX e se estendeu por quase todos os países da Europa. Devido à grande instabilidade econômica, política e social, a população ansiava por um governo forte e que pudesse solucionar a crise, esta que já vinha desde a Primeira Guerra Mundial, de onde a Alemanha saiu derrotada e fragmentada pelas “humilhantes” condições impostas pelo tratado de Versalhes. Esses temas geralmente estão relacionados à ideia de terror, morte e desespero, mas é imprescindível analisarmos suas reais causas e consequências. Sendo assim, por meio de pesquisa bibliográfica, este trabalho tem o objetivo de compreender as razões pelas quais a Alemanha cometeu tamanha atrocidade contra o povo judeu, impondo conceitos sociológicos e político. Conclui-se que o Holocausto foi um processo de extermínio deliberado contra os judeus injustificável, aliado a ideologia política, econômicos e culturais, e apoiado na ideia de superioridade racial, a ideologia de uma raça ariana.