Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Matemática por Assunto "Educação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO SEXTO AO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITUVERAVA- SP(2012-12) NETO FREITAS, José AlvesEsta pesquisa tem como objetivo verificar se o lúdico está presente nas aulas de Matemática do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, nas escolas da rede pública municipal de Ituverava-SP. Foi realizada por meio da pesquisa qualitativa. O ensino lúdico desperta a curiosidade nos alunos, incentiva desafios, desenvolve habilidades de raciocínio e a criatividade, promove a ampliação dos conhecimentos e possibilita diminuir bloqueios em relação à Matemática. Realizou-se uma pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado em professores de Matemática, cujo universo foi uma amostragem por conveniência. A seguir confrontamos os dados obtidos na pesquisa de campo com os referenciais teóricos e concluímos que nas escolas municipais de Ituverava se utiliza o lúdico como ferramenta para construção de conhecimento. Porém, ainda está distante do ideal e de aproveitar toda a potencialidade que o lúdico oferece para o ensino da Matemática.Item A MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA(2016-12) ROCHA, Amanda dos SantosO presente trabalho objetiva apresentar a matemática financeira como instrumento de planejamento na infância e na adolescência dos brasileiros. Cujo fundamento se deu por motivo de que ultimamente ouvimos em noticiários que a inadimplência está crescendo constantemente, provocada principalmente pela falta de planejamento. Por meio de pesquisa exploratória e uma revisão literária sobre o assunto em artigos, livros, reportagens recentes e entre outros, foi possível verificar que o ensino básico brasileiro ainda não possui como parte da grade curricular a educação financeira, na qual poderia contribuir no desenvolvimento de crianças e adolescentes transformando a sua realidade. Fato interessante que observamos, é que, os países que têm uma alfabetização financeira efetiva possuem um melhor desenvolvimento econômico e uma economia mais sólida. Constata-se que certamente se a sociedade brasileira se unir, e agir com sinergia, poderemos ter um país mais justo e fazer com que os jovens se conscientizem que o futuro depende deles.