Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Matemática por Assunto "Defasagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A DEFASAGEM E AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS DO 5º ANO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) ALVES, Ana Lúcia MedeirosO presente estudo tem por objetivo obter conhecimentos sobre os aspectos relacionados às dificuldades dos educandos em matemática, conhecer a percepção de alunos e professores sobre os fatores ligados a esse insucesso e aplicar uma metodologia diferenciada sobre frações, conteúdo no qual os alunos apresentaram as maiores dificuldades. A pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental I e respectiva professora de uma escola estadual do interior paulista. O trabalho é de abordagem qualitativa amparada por uma pesquisa bibliográfica que teve como suporte as ideias fornecidas pelos seguintes autores: Freire (1989), Vitti (1999), Piaget (2003), Platão (1993) e outros. A pesquisa de campo foi realizada por meio de questionários dirigidos a professora da sala participante da pesquisa, de conversas informais com os alunos, de observações e de aulas ministradas pela pesquisadora. O referencial teórico a análise e interpretação dos dados apontaram que realmente muitos alunos não gostam da matemática, dizem que são muitas regras para decorar, não veem aplicação prática no que aprendem na escola. O professor valoriza as atividades significativas, o material concreto, os jogos, mas nem sempre os utiliza. A maioria das aulas continua seguindo o método tradicional. A aplicação de aulas práticas utilizando-se o material concreto e jogos demostraram que eles estimulam, incentivam os alunos a participarem e cooperarem entre si, melhorando o rendimento escolar em conteúdos que eles apresentam as maiores dificuldades.